terça-feira, 19 de março de 2013

Regras de jogo - Torneio Maneca Richartz


A diretoria do Richartz Football também estabeleceu as normas, regras de jogo para o torneio. As regras foram adaptadas, onde simplificamos, para tanto o árbitro quanto os clubes, atletas assimilarem e dominarem elas, facilitando assim a vida de todos. Tivemos o embasamento das regras oficiais de futebol 7, ou futebol society, também assim chamado, onde na reunião do conselho técnico todos os times aprovaram as medidas. Cada clube recebeu uma cópia impressa, onde deverão repassar a seus atletas, mas o blog dos hienas traz hoje para os atletas que acessam o blog ler e "gravar" em sua mente para chegar no dia do evento respeitar e fazer bonito.

Acompanhem abaixo, as regras de jogo do Torneio Maneca Richartz:

REGRA 1: O CAMPO DE JOGO
* Marca do pênalti- Distância de 7 metros da linha de fundo;
* No caso do CENTRO ESPORTIVO VILSON a bola sairá ao estar fora do gramado, tanto nas laterais quanto na linha de fundo.

REGRA 2: NÚMERO DE ATLETAS
* A partida deve ser disputada por duas equipes compostas de 07 atletas em cada uma, onde um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. No banco ficarão no máximo 5 atletas (conforme prevê regulamento do torneio);
* As substituições são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo;
* Quando do atendimento a qualquer atleta lesionado, este obrigatoriamente deverá deixar o campo de jogo, e o atleta em questão estará apto a retornar somente com autorização do árbitro. O atendimento do goleiro é o único que poderá ser feito dentro de campo;
* A comissão técnica das equipes será composta pelos seguintes membros: Técnico ou Treinador; Massagista. Ou seja no máximo 2 integrantes.

REGRA 3:UNIFORME DOS ATLETAS
* Todas equipes deverão adotar NUMERAÇÃO FIXA para facilitar o preenchimento da súmula. Recomenda-se que o atleta siga do início até o fim da competição com o mesmo número; em caso de troca comunicar previamente o mesário;
*A lista dos jogadores relacionados deverá ser entregue com nome e número dos atletas antes do dia 29/03;
* Não será permitido que os atletas atuem portando brincos, anéis e demais adereços, terão de retirar, para preservar a integridade dos atletas, sendo observado pela arbitragem ou mesário do jogo;
* O capitão deve ser identificado com 01 tarja fixada em um dos braços de cor diferente do uniforme, se substituído, deve entregá-la a seu substituto;
* Todos atletas deverão estar calçados com chuteiras society, e o uso de caneleiras é obrigatório. Não será permitido a entrada de jogadores descalços, com chuteira de trava ou algo do gênero.

REGRA 4:TEMPO DE JOGO
* A partida terá duração de 15 minutos cada tempo e 5 minutos de intervalo. Totalizando 40 minutos por partida;
* Atraso tolerado: A equipe que ultrapassar 10 minutos de atraso da hora marcada da partida, será punida com W.O ( WalkOver= vitória fácil ), perdendo de 3x0;
* O mesário e o árbitro serão os únicos a cronometrarem o tempo de jogo;
* Não haverá tempo técnico, como ocorrem em  jogos oficiais do Fut. 7;
* Toda paralisação por motivo de contusão, ou outro qualquer, deve ser acrescida ao final do período, sempre a critério dos árbitros.

REGRA 5:INÍCIO DE JOGO
* Para o início do jogo, a escolha de campo ou pontapé inicial deve ser feito por um sorteio utilizando-se uma moeda. O vencedor cabe a escolha, sendo que a utilização do banco de reservas deve ser do lado que a equipe defende;
* Após o intervalo as equipes trocam de lado e o reinício será efetuado pela equipe contrária àquela que saiu no primeiro período.

REGRA 6: CONDIÇÕES DE JOGO E FORA DE JOGO
 * A bola está fora de jogo quando:
a)     Ultrapassar completamente, pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatórias do campo de jogo;
b)    A partida for interrompida pelo árbitro;
c)     Tocar na rede superior quando ocorrer executa-se arremesso lateral;

* Em uma paralisação temporária, desde que a bola não tenha ultrapassado os limites do campo, a partida deve ser reiniciada com “bola ao chão” no local onde esta se encontrava no momento da paralisação. Os atletas envolvidos na execução não podem tocar na bola enquanto esta não tocar no solo. Caso ocorra, repete-se o lance.

REGRA 7:INFRAÇÕES

* Não será utilizado no torneio, as faltas coletivas que é uma regra oficial do Fut. 7;

* Ficam estabelecidos os seguintes cartões disciplinares e suas penalidades:
CARTÃO AMARELO – O atleta é advertido e deve deixar o campo de jogo pela zona de substituição, permanecer no banco de reservas, podendo retornar ou ser substituído após 02 minutos cronometrados de bola em jogo, quando for informado e receber autorização do árbitro/mesário. Em caso de gol do time adversário, o atleta retorna imediatamente, mesmo não completando os 2 minutos de punição. No caso de receber 2 cartões amarelos o atleta é suspenso da partida.

CARTÃO VERMELHO - O atleta é expulso e deve deixar o campo pela zona de substituição e não pode permanecer no banco de reservas e nem ser substituído; o atleta que acumular 2 cartões vermelhos durante a competição não poderá atuar na rodada seguinte, pois cumprirá suspensão automática.

 * Os membros da comissão técnica/ e os jogadores, quando expulsos, deverão deixar o campo de jogo imediatamente.

REGRA 8:ARREMESSO LATERAL
* O arremesso lateral será cobrado quando a bola ultrapassar inteiramente as linhas laterais, pelo solo ou pelo alto, e deve ser colocada em jogo do local onde saiu em qualquer direção, por atleta adversário daquele que a tocou por último;
*O lateral deverá ser cobrado SOMENTE com as mãos;
* Os atletas adversários do executor do arremesso lateral, não podem se aproximar a menos de 4m da bola, até que esta esteja em jogo;
* No arremesso lateral, se a bola bater no goleiro e entrar, o gol será validado.

REGRA 9: TIRO/ARREMESSO DE META
* Deverá ser feito pelo goleiro utilizando somente as mãos.

REGRA 10: COBRANÇA DE ESCANTEIO
* Deverá ser realizado somente com os pés;
* Gol de escanteio é valido, onde a bola não desvia em ninguém, entrando diretamente ao gol.
* Os atletas adversários do executor da cobrança não podem se aproximar a menos de 4m da bola, até que esta esteja em jogo.

REGRA 11: COBRANÇA DE FALTA:
* Os atletas adversários devem estar a pelo menos 4m de distância da bola, até a execução;
* A falta deverá ser cobrada em todos os casos em 2 toques;
* Se qualquer atleta adversário penetrar na área de meta ou se aproximar a menos de 4m da bola, antes que o atleta executor toque na bola, a execução deve ser retardada para que se cumpra a regra.

A TABELA

1 ª Fase:  Terá 2 grupos de 4 times. A composição das chaves serão sorteadas na presença dos representantes de todas equipes. Todos jogam contra todos nessa fase. Os 2 melhores de cada chave avançam para as semi-finais. Total de jogos: 12.
Grupo A:  A x B ; A x C; A x D; B x C; B x D; C x D.
Grupo B: A x B ; A x C; A x D; B x C; B x D; C x D.
Critérios de desempate: Saldo de gols, confronto direto, número de cartões.
2ª Fase: Os 2 melhores de cada grupo avançam as semifinais. Sendo jogo cruzado, ou seja, o primeiro colocado do grupo 1 enfrente o segundo colocado do grupo 2 e o primeiro colocado do grupo 2 enfrenta o 2 colocado do grupo 1. Haverá apenas um confronto ou seja, mata. Em caso de empate, terá penalidade máxima, sendo que cada time baterá 3 pênaltis e indicar apenas 1 jogador a executar a cobrança para agilizar o andamento do torneio.
                1º jogo: 1º Grupo A x 2º Grupo B
                2º jogo: 1º Grupo B x 2 º Grupo A
3ª Fase: os perdedores das semifinais se enfrentam para disputa do 3º lugar, e os vencedores se enfrentam na final.
                Disputa do terceiro lugar: Perdedor do 1º jogo x Perdedor do 2º jogo
                Final: Vencedor do 1º jogo x Vencedor do 2º jogo
Em caso de empate, terá penalidade máxima, sendo que cada time baterá 3 pênaltis e indicar apenas 1 jogador a executar a cobrança para agilizar o andamento do torneio.
Total de jogos:16
Horário de entrega da premiação: Aos 3 primeiros colocados e artilheiro da competição: entrega após as partidas finais.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS
* Se porventura no dia do torneio chover, o evento será transferido para o domingo seguinte;
* O goleiro não poderá pegar a bola na mão quando for recuado pelo atleta de sua equipe;
* Os jogadores deverão estar devidamente vestidos com camisas numeradas, além de calções e meiões da mesma cor e chuteiras calçadas. Não será permitida numeração repetida;
* Será permitida apenas a entrada em campo dos atletas inscritos  para atuar naquela partida, do técnico da equipe OU responsável que assinou a ficha de inscrição, além de um auxiliar técnico e o massagista, estando estes devidamente inscritos na ficha de inscrição;
* Só terão acesso ao campo de jogo os atletas, técnicos, massagista, juiz, mesário, o responsável por cobrir o evento e/ou pessoa autorizada pela comissão organizadora;
* Peçamos a todas equipes a estarem com bastante antecedência no local do jogo, para não haver atrasos;
* Qualquer dúvida ou sugestão deverá ser feito contato com a diretoria do Richartz Ft. Toda parte da organização dentro e fora de campo, ficou a cargo dos mesmos, e em caso de julgar algo novo durante o dia do torneio, todas as equipes deverão acatar as decisões;
* Procuramos fazer uma organização isenta e imparcial. Esperamos que o torneio se passe de maneira tranquila e pacífica seja qual for o resultado;
* Algumas regras não foram apresentadas no regulamento, pois temos certeza que todos atletas dominam a maioria das regras futebolísticas;
* O sucesso do evento depende de cada um de nós...respeito, tranquilidade e fair play é o que queremos ver dentro de campo...caso haja algo fora disso, haverá profissionais encarregados de resolver eventuais problemas;
* Todas equipes que participarem do torneio automaticamente aprovam todas as regras e organização do evento;
* A responsabilidade e disponibilização de bebidas e petiscos ficará a cargo dos donos do estabelecimento. Traga seus familiares e amigos pra curtir conosco este torneio que promete ser sucesso.

Att,
Diretoria Richartz Football

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