quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Entrevista com ídolo Eder Richartz

O meia-esquerda Eder Richartz está de clube novo: o menino prodígio de Antônio Carlos vestirá a camisa do Clube Esportivo Aimoré, de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul.
Eder foi anunciado oficialmente como jogador do Índio Capilé no dia 14 de Janeiro.
Eder, um exemplo de pessoa
Mas antes de sua partida e disputar o Gauchão, o nosso ídolo concedeu uma entrevista pra lá de especial, ele que tomou conhecimento do time no ano passado, e fomos gratificados com sua presença em nosso meio, jogando em algumas partidas.

Acompanhem abaixo a entrevista realizada pelo nosso Diretor Secretário, Everton Souza:

1 – Nas categorias de base do Leão da Ilha, você foi um dos destaques na época. Como foi a transição para o profissional, quem e que ano foi lançado?

Eder Richartz - No ano que cheguei no Avaí (98), era meu último ano no juvenil, fui muito bem e fomos campeões estadual juvenil, ai subi para o juniores no ano seguinte, no primeiro ano não fui muito aproveitado,e no ano seguinte também não estava sendo muito utilizado,estava sempre no banco nos amistosos,e foi num desses amistosos, que o irmão do Cuca - atual treinador do Atlético Mineiro - estava vendo o jogo, e entrei faltando 20 minutos para acabar o jogo,  só que nesse tempo, fiz 3 jogadas para 3 gols do nosso time, e o irmão do Cuca gostou do meu futebol,conversou com o Cuca e na semana seguinte já assinei meu primeiro contrato profissional.

 2 - Como foi a sua saída do Avaí F.C e em que ano aconteceu?

 ER - Final de 2003 tava acabando meu contrato,e o passe automaticamente passou a pertencer a mim, e o Coritiba teve interesse no meu futebol e resolvi sair para ir num clube grande na época.

 3 – Não sendo muito aproveitado pelo Avaí F.C, acabou sendo emprestado para alguns times do interior de Santa Catarina e do Paraná, até chegar no Coritiba, disputando a Copa Libertadores. Como é jogar a maior competição das Américas?

 ER - Em 2002 fui emprestado para o Guarani da Palhoça, e 2003 para o Metropolitano de Blumenau, onde ambos na época disputavam a segunda divisão do catarinense,e Setembro de 2003 fui emprestado ainda pro Francisco Beltrão do Paraná, aonde disputei uma copinha, chegamos a disputar a semi-final contra o Coritiba, me destaquei nos 2 jogos contra eles e foi aonde o Coxa teve interesse pelo meu futebol, e jogar uma Libertadores das Américas não tem igual,a maior competição de clubes da Américas, aonde só assistia pela TV e depois poder jogar ela, foi fantástico.
Eder no Coritiba jogando a Libertadores: privilégio de poucos
 4 – Em meados de 2004, foi jogar na Europa, em Portugal. Como foi a passagem de dois anos lá?

 ER - Primeiro ano foi muito boa, disputei a segunda divisão de Portugal e fomos vice-campeões, e subimos pra elite do futebol Português. No ano seguinte, meus primeiros 6 meses foram muito bons também, mas depois tive uma lesão no púbis aonde meu rendimento caiu muito e quase não joguei.

 5 – Em 2009 e 2010, atuou no continente Africano, como é o estilo e futebol lá, e o seu desempenho no Free States, da África do Sul, país da última Copa do Mundo de Futebol?

ER - O estilo deles é diferente do nosso futebol, muito mais correria e força,sem muita técnica,mas tive momentos bons jogando pelo clube

 6 – Na última temporada, também atuou no futebol Asiático, no Hanói. Como foi a adaptação, e o seu rendimento no Vietnã?

 ER - É uma cultura totalmente diferente da nossa, mas um país tranquilo de viver, a adaptação foi rápida, comecei muito bem depois sofri com uma lesão no tornozelo, mas me recuperei bem pro final da competição, terminando como artilheiro do time na competição.

 7 – Quais suas expectativas, planos para o futuro?

ER - Sempre as melhores, sempre pensando grande, neste primeiro semestre vou jogar no Aimoré ( A-2 do Gauchão ), pensando em fazer uma grande competição, subir pra A-1 do gauchão de 2014 com o Aimoré, e conseqüentemente fazer um bom contrato com uma equipe grande,esse é meu objetivo para 2013.

 8 – Pensa em parar de jogar profissionalmente com quantos anos?

ER - Com 36 anos,mas também depende aonde estou jogando e como estou me sentido fisicamente

 9 – Como tomou conhecimento do Richartz Football? Depois de conhecer e atuar pelos hienas, como vê o time em si?

ER - Primeiro fiquei sabendo pela internet lá no Vietnã (Risos).Aí depois quando cheguei aqui ( em Antônio Carlos),o Gauchinho me convidou pra jogar um jogo com o Richartz, aceitei na mesma hora,porque Richartz é Richartz né?! (Risos)Gostei de atuar com a rapaziada,uma turma muito boa aonde sei que cada ano vão crescer mais no futebol amador de Antônio Carlos,e com uma organização que poucos clubes do amador têm.
Emoção e orgulho: dia histórico em que Eder atuou conosco, pra guardar na memória
10 – Qual conselho que você dá para os jovens de Antônio Carlos que tem o sonho para conseguir ser jogador de futebol, e obter uma carreira vitoriosa como a sua?

ER- É correr atras daquilo que você deseja, e saber que barreiras você vai encontrar pelo caminho,mas se você quer ser um vencedor e desejar ser um profissional , você sabe que consegue, porque você sempre vai se dedicar 100% naquilo que você estiver fazendo e no final você vai ser um grande profissional e vencedor. Grande abraço a todos.

Agradecemos ao Eder pela entrevista, desejamos toda a sorte do mundo em seu novo clube, que possa fazer um grande campeonato, que obtenha sucesso com seus demais companheiros atingindo assim a ascensão a A1 do Gaúcho, com isso quem sabe galgar passos cada vez maiores, ele que saiu de nossa terrinha e praticamente atuou em todos os continentes de nosso planeta, és um vencedor!
O galego vai correr mais uma vez para conseguir sucesso: boa sorte maestro!
*Fotos : Facebook Jogador Eder Richartz/ Richartz Football

Um comentário:

  1. Parabéns Everton. Envia currículo para o Verde Vale pra gente analisar. O Eder é realmente um cara especial.

    ResponderExcluir